top of page

SINGLE POST

Jornal francês divulga pesquisa sobre meditação


O jornal francês Le Figaro publicou, no último dia 30, matéria sobre um estudo americano que comprova os resultados benéficos da meditação no combate à dor. O estudo foi anunciado na revista científica The Journal of Neuroscience no dia 18 de novembro.

De acordo com a publicação, a pesquisa mostrou que a meditação consciente, em que é focado o momento presente e suas sensações, é mais eficiente que os placebos frente às dores crônicas.

Para avaliar os resultados, ainda segundo a matéria do jornal francês, os pesquisadores convidaram 75 pessoas em bom estado de saúde para os testes. Os participantes foram submetidos a uma leve queimadura para ter a sensação de dor e posteriormente, foram divididos em quatro grupos: o primeiro realizou a meditação consciente; o segundo, simplesmente fez exercícios de relaxamento; o terceiro recebeu um creme analgésico e o quarto não recebeu nenhum tratamento.

De acordo com as observações dos voluntários, os pesquisadores descobriram que a meditação reduziu a sensação de dor por cerca de um terço (27%), quase duas vezes mais do que o placebo - creme analgésico e relaxamento (13%).

Mais uma vez, a ciência prova aquilo que vemos todos os dias - a meditação anda lado a lado com a medicina tradicional, como uma parceira forte e eficiente.

Para saber mais sobre a reportagem de Ophélie Ostermann para o Le Figaro, clique aqui.


bottom of page